Que marcas você quer deixar no planeta? Calcule sua Pegada Ecológica.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

BAIANOS SOLIDÁRIOS

Meus amigos baianos, quem tiver colchões pequenos e camas de casal de preferência com colchões, que possam disponibilizar, Santiago do Iguape, Cachoeira, Bahia,está precisando. Inclusive tem crianças dormindo no chão, são seres humanos que precisam de nossa ajuda. O Dr. Orlins Santana se prontifica a ir buscar. Se você ao menos tem amigos na Bahia, repasse este apelo. Podem deixar endereço de e-mail em comentários que farei chegar ao destino, ou darei o e-mail de contato.

A noite, quando for dormir, pense no amor que lhe concedi. Conte as suas muitas bênçãos e verá que de muitas pequenas maneiras e através de muitas coisinhas e através de muitas pessoas, Eu lhe dei um beijo, um carinho, uma palavra, uma bênção. — Eu te amei de uma forma pessoal de tantas maneiras.
Mas também peço para pensar em quanto amor você deu. O que fez para demonstrar amor a outrem para que essa pessoa pudesse também ser tocada pelo Meu amor? Não disse que existe maior alegria em dar do que em receber? Existe muito mais amor em dar amor do que em receber amor.
Quanto você dá àqueles que Eu também amo? Lembre-se que Eu não tenho outras mãos a não ser as suas, não tenho outros olhos a não ser os seus, não tenho coração para tocar o coração dos outros a não ser o seu.
Dê e lhe será dado. Quando o fizestes a um destes Meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes? Então seja tocado pelo Meu amor e toque os outros com o Meu amor."

terça-feira, 26 de maio de 2009

COMO CONSERVAR BANANAS

O Marcão, meu grande amigo bom baiano, sempre aparece com dicas valiosas, esta é uma delas. Faz dias que recebi, não que não tenha dado crédito ao Marcão, mas é que queria colocar aqui a dica com fotos tiradas por mim. E pronto, ai está, dica mais do que aprovadíssima.

Veja esta penca de bananas, além de atraírem mosquitinhos, melam, apodrecem e ficam com um aspecto terrível.
Quando comprar bananas, chegue em casa e corte todas da penca assim como na foto.



No dia seguinte ao corte, a banana já esta com a ponta seca e fechada, conservando íntegra por uma semana.



Nesta foto abaixo elas estão com 6 dias.

Agora veja 10 dias depois. Ela está bem madura, mas continua integra e perfeita.

sábado, 16 de maio de 2009

MEU PEQUENO JARDIM - FLORES, ERVAS FRESCAS E MAIS UMA DO ALECRIM


São poucas, pequenas, mas me dão uma alegria que só quem cultiva sabe o que sinto. Um colorido e um aroma que saciam nossos sentidos e nos integram a natureza. Basta um pequeno vaso com terra, água, sol e cuidados e o presente vem logo nesta explosão de cores e perfumes.

Nesta foto o colorido do beijo junto ao verde do manjericão.

Aqui você pode perceber a delicadeza do gerâneo e junto a esta delicadeza imaginar seu aroma pungente e todo pessoal.

Agora o alecrim...

ALECRIM, ALECRIM DOURADO
QUE NASCEU NO CAMPO
SEM SER SEMEADO
FOI MEU AMOR
QUEM ME DISSE ASSIM
QUE A FLOR DO CAMPO É O ALECRIM.

Quem de nós nunca ouviu esta antiga canção de roda? Se não a aprendemos nas escolas pela doce voz das nossas professoras a aprendemos em casa pela suave voz de nossas mães. O alecrim faz parte não só do imaginário popular, mas de toda uma cultura. Ele está presente na culinária mediterrânea nas chamadas, ervas finas, ervas de provence, buquêt garni, entre outras. Além da culinária o alecrim é utilizado na medicina fitoterápica e na aromaterapia. Recentemente descobriu-se que extratos das folhas de alecrim-do-campo apresentaram atividades biológicas que revelaram seu potencial terapêutico para a prevenção do desenvolvimento de cárie dental. Esses resultados abrem caminhos para criação de cremes dentais e enxaguatórios bucais a base da planta. Segundo site da CLINICA CIR a conclusão é da pesquisa desenvolvida por Denise Pimenta da Silva Leitão, em seu doutorado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP.

Enfim, o alecrim é de longe uma das ervas mais versáteis e não pode faltar em nossas casas, seja fresco plantado em vasinhos, no jardim como fragrantes arbustos ou mesmo seco na forma de pó. Aqui vão duas sugestões para você preparar em casa.

ERVAS DE PROVENCE (Dica da VILA SABOR)

Tempero de origem francesa, da região de Provence, ótimo para saladas, legumes, aves e peixes. Assim como o curry, cada família faz o seu blend. Esta também é apenas uma sugestão.
Rendimento:1 porção

Ingredientes

3 colher(es) (sopa) de manjerona
3 colher(es) (sopa) de tomilho
3 colher(es) (sopa) de segurelha
1/2 colher(es) (sopa) de manjericão
1/2 colher(es) (sopa) de alecrim
1/4 colher(es) (sopa) de sálvia
5 gr de feno-grego

Modo de preparo

Misture tudo e utilize-o.(Eu não utilizo feno-grego e fica muito bom também)

BUQUÊT GARNI (Dica do site MULHER DE CLASSE)

Bouquet de ervas aromáticas frescas ou secas amarradinho com barbante ou linha.
O que você junta e a quantidade, depende da receita e do volume que será preparado.
O bouquet garni clássico leva salsinha, louro e tomilho.

Outras combinações:
salsinha, louro e alecrim;
salsinha, louro e cebolinha verde;
salsinha, louro, cebolinha verde e tomilho;
salsinha, louro, tomilho e aipo;
salsinha, tomilho e majerona;
salsinha, louro e orégano;
salsão, louro, tomilho e alho porró;
salsão, louro, tomilho, alho-poró e alecrim;
sálvia, louro, tomilho, alecrim, sálvia e dill.

Usado quando você quiser temperar, sem deixar vestígio dos temperos. Faça o bouquet e remova no final da preparação.

Para ervas secas, faça um sachê com um pedaço de gase e amarre com um fio de algodão.

terça-feira, 12 de maio de 2009

AGRICULTURA ORGÂNICA NO CENÁRIO NACIONAL E MINHAS EXPERIÊNCIAS


A princípio limitada a feiras especializadas e a um círculo de entregas em domicílio, a venda de alimentos orgânicos ocupa mais espaço nas prateleiras dos supermercados do país. Enquanto o Carrefour prefere não citar números, o Pão de Açúcar e o Wall-Mart relatam um crescimento de 20% a 40% no primeiro trimestre deste ano ante igual período de 2008. Para crescer mais, os processadores querem garantia de que regras não vão mudar e governo finaliza normas para o campo.
(Agrofolha, caderno da Folha de S. Paulo, B 10)



Equanto isso eu vou me defendendo com minha pequena horta orgânica. Não vou negar que a mudança de cidade prejudicou minhas plantas, principalmente ervas como orégano, salsa, cebolinha, sentiram bastante, não sei se foi devido ao excesso de chuvas, mas o fato é que elas não se desenvolveram tanto quanto no ano passado no Rio de Janeiro. em compensação o alecrim, o manjericão, as flores e o açafrão da terra estão lindos e viçosos. Com destaque para o açafrão da terra que apesar de não estar em época de colheita, fui obrigada a colher metade pois não havia mais espaço no vaso para que se desenvolvesse.



Colhi o açafrão e piquei, como aprendi com os produtores de Mara Rosa do goiás, maior produtor nacional de açafrão curcuma (açafrão da terra), coloquei para secar.



Moi bem fininho. E pronto, sem custo alto eu produzi meu açafrão orgãnico, vocês não fazem idéia do aroma que ele exala.



TIRE SUAS DÚVIDAS

AGRICULTURA ORGÂNICA INVESTE NA BANDEIRA DA VIDA MAIS SAUDÁVEL

1- Quando se pode dizer que um alimento é orgânico?

É preciso que o produto contenha ao menos 95% de ingredientes de origem orgânica. Existe certificação para esses alimentos. Produtos com essa fiscalização recebem um selo das empresas certificadoras.

2- O produto orgânico é mais saudável?

Sim, por não ter residuos químicos de fertilizantes, pesticidas ou herbicidas.

3- O alimento orgânico tem mais nutrientes?

Em revisão de dezenas de estudos nos EUA, houve a conclusão de que os orgânicos têm, em média, mais micro-nutrientes, como sais minerais e vitaminas. Mas não é possível garantir que isso ocorra sempre. É possível que um alimento produzido na agricultura convencional tenha mais nutrientes dependendo da variedade e do local.

4- As verduras orgânicas são menores, mais feias e mais caras?

Por não receberem agrotóxicos as plantações podem ser mais atacadas por insetos e doenças. Os produtos têm tamanho e aspecto normal. Os convencionais que recebem aditivos ficam maiores. Quanto ao preço, é possível reduzi-lo quando se compra diretamente do agricultor.

5- A produção orgânica preserva o ambiente?

Sim, por não usar agrotóxicos e adubos químicos, que estão entre as maiores causas de contaminação da água. A agricultura orgânica preconiza a diversificação do uso da terra e rotação de lavouras, que evitam problemas provocados pela monocultura, como o risco à biodiversidade. Combatem-se as pragas com predadores naturais não sendo necessário recorrer a pesticidas. O cuidado com o solo também evita a erosão.

6- Para o produtor, a agricultura orgânica da mais lucro?

Como a maior parte dos ingredientes para a produção deve ser obtida na própria propriedade, o agricultor tende a ter menos gasto com insumos. O lucro maior vai depender de organizar a produção para garantir a oferta nas épocas desejadas.

7- A agricultura convencional tem produtividade maior que a orgãnica?

Pesquisas européias mostraram que as lavouras orgânicas podem apresentar rendimento por área, maior que o método convencional.

Fonte Texto : AGROFOLHA, caderno da Folha de S. Paulo, B10 - terça-feira, 12 de maio de 2009
Related Posts with Thumbnails